Tomar Creatina faz Mal

Tomar Creatina faz Mal?

O consumo de Creatina é muito importante para quem procurar mais e maiores objetivos quanto a sua performance esportiva. Mas ao mesmo tempo em que este suplemento pode ser o seu melhor amigo, pode-se muito rapidamente tornar-se algo prejudicial para a sua saúde.

Creatina Prejudica os Rins?

Estudos recentes comprovaram que o consumo de Creatina em indivíduos adultos saudáveis, entre 9 semanas a 5 anos, não causou qualquer dano à função renal dos mesmos. Lembrando que falamos de indivíduos adultos saudáveis, ou seja, indivíduos que não sofram de qualquer doença crónica relevante.

Isto porque a creatina fosfato, quando é quebrada no músculo, liberta uma molécula chamada Creatinina. Esta molécula é normalmente inofensiva para o organismo, isto quando os rins trabalham de forma saudável.

Mas caso exista uma sobrecarga de Creatinina no organismo, em indivíduos que sofram algum tipo de deficiência renal, a sua situação é propensa a piorar.

Por isso é aconselhável que comece a consumir este suplemento somente após uma completa noção do estado dos seus rins e quando iniciar, e recomendável que aumentar a ingestão de água para aproximadamente 2.5L por dia, para precaver e assegurar uma função renal ótima.