Dormir Aumenta Massa Muscular

Dormir Aumenta Massa Muscular

A alimentação saudável e o treino não trazem os resultados esperados sem uma boa noite de sono. Apesar do treino estimular o crescimento muscular, é no período de recuperação que este realmente acontece.

O que acontece durante o sono

Durante o sono o corpo aumenta a produção de neurotransmissores como a serotonina, a melatonina e o GABA (ácido gama-aminobutírico). Ao mesmo tempo, ocorre a redução de substâncias estimulantes como a adrenalina e a dopamina. Estas alterações permitem o relaxamento do corpo, preparando-o para o sono.

Recuperação Energética

O sono recarrega as reservas de energia do corpo, conferindo-lhe a resistência necessária para completar os treinos. Não se tratando apenas de energia física, mas também mental, dormir permite a recuperação do sistema nervoso central. O cérebro repõe os neurotransmissores que organizam as redes neurais essenciais para atividade cognitiva ao longo do dia. A mente acorda revigorada, com mais vivacidade e capacidade de reação o que resulta num treino mais focado e com melhor desempenho.

Regeneração dos Músculos

Durante o sono a síntese proteica aumenta, reparando as fibras musculares danificadas e construindo novos tecidos. Este processo além de substituir o tecido muscular desgastado, também acrescenta uma nova camada de massa magra. Por isso no fim de contas o corpo regenera-se e ainda aumenta o seu volume muscular.

Libertação do Hormônio GH

A hormônio do crescimento GH, reforça o processo de síntese proteica. Por si só, este fato faz da GH um hormônio essencial para atletas ou qualquer outra pessoa que procure aumentar a sua massa magra e volume muscular. Embora o treino com levantamento de pesos ajude a libertar GH na corrente sanguínea, a maior parte desse hormônio é produzido durante o sono.