Alimentos que Diminuem a Testosterona

Alimentos que Diminuem a Testosterona

Todos sabem que quanto mais testosterona presente no organismo, melhor serão os treinos e os ganhos em massa muscular. Por isso fique atento a alguns alimentos que podem diminuir os níveis deste hormônio anabólico e consequentemente anular seus esforços.

Principais alimentos e bebidas que diminuem a testosterona

Semente de Linhaça

A semente de linhaça ou óleo provindo da linhaça é um dos alimentos que mais reduzem os níveis de testosterona. Isso porque este alimento é rico em lignans, um composto que imita o estrogênio (hormônio feminino) no corpo, e quanto mais estrogênio, menos testosterona o corpo vai produzir.

Inclusive estudos indicaram o lignans como uma das fontes naturais de estrógenos mais fortes do planeta. Por isso, caso seja necessário o consumo de Omega-3 em sua dieta, então opte pelo óleo de peixe (fish oil).

Cerveja

Além de conter álcool (que também pode diminuir os níveis de testosterona), a cerveja contém lúpulo, uma planta altamente estrogênica. Uma opção mais saudável como bebida alcoólica seria o vinho.

Soja

A soja é rica em isoflavonas, que também são compostos extremamente estrogênicos. Vários estudos demostraram que a soja diminui a testosterona em animais e humanos.

Refrigerantes

Refrigerantes em geral são uma das principais razões para a epidemia da obesidade atual no mundo. Somente o fato de ganhar gordura extra já pode afetar a testosterona, além disso os refrigerantes prejudicam os níveis de testosterona por causa da quantidade de açúcar presente.

Fast food

Além dos altos nível de gordura trans, as carnes utilizadas em fast foods geralmente são de animais tratados com hormônios, os ingredientes e produtos transgênicos com altas doses de conservantes, e geralmente são consumidos com refrigerante rico em açúcar.